terça-feira, 24 de agosto de 2010

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Reflexão sobre a Classe Média

De acordo com os resultados do último estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), nos últimos 13 anos, o Brasil deixou de contar com 13,1 milhões de pessoas vivendo na miséria, assim como outros 12,8 milhões de brasileiros deixaram a linha da pobreza no mesmo período. O que indica uma ascensão social de aproximadamente 26 milhões de brasileiros.

São inegáveis os benefícios econômicos que esses dados revelam, uma vez que, em termos percentuais, a parcela de pobres e miseráveis no Brasil recuou do patamar de 64,3% para 39,3% da população, em 13 anos.

Contudo, constata-se não apenas o crescimento do bolo econômico brasileiro, mas uma mudança de realidade social, de um país outrora miserável para uma jovem nação de classe média. E é justamente o enorme poder dessa comunidade migrante para classe média que deveremos nos atentar.

Nesse sentido, é natural condicionarmos nosso entendimento sobre esse fenômeno da migração social à idéia de que esta nova classe média, vindoura de extratos sociais inferiores, apresenta-se como um fator de inclusão social para número significativo de pessoas. No entanto, será que é possível considerarmos que esta parcela tão significativa da população fora, de fato, anteriormente excluída da sociedade? Se sim, poderíamos afirmar que, a partir de agora, essas pessoas passaram se beneficiar de novos instrumentos de formação cidadã, outrora inacessíveis?

Convém avaliar se tal fenômeno de migração social é de fato um indicador de maior inclusão social ou se, na verdade, é o fortalecimento de uma camada social economicamente mais viável à sociedade de consumo. Seria, assim, um diagnóstico de acesso a outros elementos de cidadania ou de maior vulnerabilidade aos achaques culturais de uma sociedade cada vez mais consumerista?

Tendo a acreditar que essa migração social não indica necessariamente uma relação direta entre maior poder aquisitivo e aumento da qualidade de vida ou de acesso a instrumentos de formação cidadã. Mas indica o posicionamento de uma massa populacional gigantesca num extrato social condizente com o aumento da sua capacidade de endividamento. E, portanto, integram-se cidadãos à sociedade ou integram-se consumidores ao mercado, até então excluídos?

Seguindo essa lógica, não seríamos levianos se começássemos a discutir a cultura do consumo como um fortíssimo mecanismo de poder muito bem manejado pelas estruturas do Estado. Ou não seria, atualmente, a emergência da propensão e da capacidade de consumo um fator de estabilidade política e social?

Portanto, atuaria o Estado, sob uma ótica liberal, na garantia da paz social ao atender os novos desejos da população com o aumento da sua capacidade de consumo e aquecimento da economia. Porém, seria omisso ao ponto de apenas assegurar o aumento do acesso e não socializar a qualidade do benefício?

Observamos, portanto, que a presente realidade social estaria pautada não mais somente pela relação trabalho/produção, mas, principalmente, por uma relação direta entre esses fatores à capacidade de consumo e a perspectiva de endividamento. Assim, a emergência cidadã outrora idealizada como incremento da mais valia vinculada à massa trabalhadora, hoje estabelece novos parâmetros com foco no valor social do consumo.

Nesse sentido, como bem fala Marilza de Melo Foucher1, “A economia torna-se tão determinante que as ideologias dos séculos XIX e XX vão compartilhar da mesma base cultural do liberalismo econômico” e assim “a natureza e o ser humano são considerados como fator de produção”. Dessa forma, inexiste qualquer elemento que não possa ser mensurado e valorado economicamente. O fator cidadania, portanto, não fugiria a tal regra.

Poderia, então, o elemento cidadania ser valorado ou mensurado economicamente por meio da capacidade de consumo de determinado extrato da sociedade? Caso acreditemos numa resposta positiva, poderíamos chegar a conclusão de que esse fenômeno de migração social seria representado pela seguinte dicotomia conceitual da relação cidadania e consumo: estaria essa massa migrante composta por novos cidadãos consumidores ou por novos consumidores cidadãos?

Por essa lógica, de um lado, teríamos como Cidadão Consumidor aquele ideal de que existiria uma relação direta entre maior poder aquisitivo e aumento da qualidade de vida ou de acesso a instrumentos de formação cidadã. Ou seja, converter-se-ia em benefício social a elevação do patamar econômico da sociedade.

Por outro lado, teríamos a condição de Consumidor Cidadão como aquela mais próxima à realidade, a qual enxergaríamos tais indivíduos sob a ótica de quanto maior o acesso ao mercado maior seria a capacidade deste de tornar-se economicamente viável à sociedade de consumo.

De qualquer forma, é de fato muito provável que essa dicotomia não seja calcada em conceitos distintos, mas em pontos de vistas antagônicos dos dois principais atores dessa composição, sendo eles: a sociedade e o mercado.

Compreendendo que, independentemente da ótica que enxergue o cidadão como consumidor ou o consumidor como cidadão, convém destacar a evidente inversão estrutural da formação da cidadania na atualidade, sendo o ato de consumir talvez o principal método de troca de valores para com a sociedade em que vivemos. Ou não seriam estes tais valores fundamentais para a viabilidade do consumidor como elemento chave para a emergência da cidadania de mercado?

Por fim, encerro a presente discussão, questionando a possibilidade de analisarmos a emergência de uma possível cidadania de mercado como o principal mecanismo de poder atribuído às massas, em detrimento daquele conceito de emancipação social que fora idealizada como sendo vinculado à força de uma tão sonhada democracia cidadã.


Leonardo Pinheiro é secretário de Políticas Públicas de Juventude da JSB-DF

Jovens, os futuros candidatos

"Um jovem promissor deveria ingressar na política para assim poder continuar prometendo por toda a vida”. A mensagem do pensador Robert Byrne reflete o espírito dos jovens filiados aos partidos políticos brasileiros. Eles aderem às legendas muitas vezes pelo interesse inato pelo assunto, por se identificarem com os discursos e as bandeiras defendidas ou por motivação de colegas já engajados. A mocidade partidária participa de debates, cursos, palestras e demais atividades que envolvam discussões públicas. Lideram ainda manifestações e protestos em prol de segmentos e propostas.
O Distrito Federal têm seus líderes das juventudes partidárias, que amanhã podem ocupar uma vaga eletiva. Cientista Político , Gabriel Villarim, 29 anos, é o representante da juventude do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Congresso Nacional. Para ele, tirar o adolescente da alienação e trazê-lo para as discussões públicas é o melhor a ser feito. “O jovem também consegue mudar as deficiências da sociedade, basta se interessar. Queremos despertar na consciência que eles podem começar a agir para mudar coisas pequenas como o espaço de lazer da rua”, afirma.


Cerca de 400 filiados do PSB são estudantes de Ensino Médio e Superior, entre 17 e 30 anos. Os associados promovem palestras e debates em escolas e universidades para atrair demais pessoas da mesma faixa etária. “Nós procuramos descontração também. No dia do debate eleitoral para presidente, por exemplo, assistimos em um bar. Depois, continuamos a conversa fazendo o nosso próprio debate”, conta Gabriel.


“Estamos atrás de mais pessoas não somente para que elas se filiem, mas principalmente para dar opiniões, interagir e discutir conosco. Se fizer isso, já será um grande colaborador”, esclarece Villarim. Para ele, ainda é necessário mais iniciativas voltadas para a mocidade e maior contato entre filiados e aqueles que já estão no poder. “Eles são a única experiência que a gente tem”, reitera.


Da Redação do Jornal Alô Brasília


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Presidente Lula convoca 2ª Conferência Nacional de Juventude

As conselheiras de juventude Amanda Lavor e Leilinay Lucena, da JSB-DF, estiveram presentes no encontro


Na manhã desta quinta-feira (12/8), quando se comemora o Dia Internacional da Juventude, o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), junto com conselheiros estaduais e municipais de juventude se reuniram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o encontro, o presidente Lula assinou o decreto de convocação da 2ª Conferência Nacional de Juventude, a ser realizada em 2011. A primeira Conferência, que aconteceu em abril de 2008, na capital federal, mobilizou mais de 400 mil pessoas em todo o Brasil e resultou na definição de um conjunto de prioridades e resoluções que deverão nortear as políticas públicas de juventude em todas as esferas governamentais.

A realização da segunda Conferência é uma das prioridades do Conjuve e sua convocação, em 2010, é ainda mais representativa por se tratar do Ano Internacional da Juventude, convocado pela Organização das Nações Unidas. O próximo encontro garantirá o caráter participativo nas políticas públicas para este segmento e possibilitará uma avaliação dos avanços obtidos desde a primeira Conferência e os desafios que o país ainda possui para assegurar cidadania plena aos 50 milhões de brasileiros, com idade entre 18 e 29 anos.

Na oportunidade também foram destacadas vitórias recentes do segmento como a aprovação da Emenda Constitucional nº65, a PEC da Juventude, que supriu uma lacuna existente na Constituição Federal, incluindo o termo jovem no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais. Outra conquista foi a aprovação, em caráter definitivo pelo Senado, da adesão do Brasil ao Organização Iberoamericana de Juvntude - OIJ.

Dia Internacional da Juventude

A data - 12 de agosto - foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para voltar a atenção do mundo às questões da juventude. Por isso, anualmente a organização elege temas, especialmente ligados à saúde, participação, educação e trabalho , para pautar o trabalho dos agentes envolvidos na promoção dos direitos dos jovens.

A ONU definiu que 2010 seria o Ano Internacional da Juventude. Porém, oficialmente, o ano só começa após as comemorações do Dia Internacional da Juventude e se estende até a mesma data em 2011 . A Assembleia Geral da ONU pediu o apoio internacional de governos, sociedade civil, indivíduos e comunidades ao redor do mundo para dar visibilidade ao tema para toda população mundial. Vários eventos internacionais vão acontecer em agosto: o 5º Congresso Mundial da Juventude, em Istambul, Turquia; uma conferência global no México; além dos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em Cingapura. Em comemoração à data, a Secretaria Nacional de Juventude realiza, em Brasília, a 1ª Mostra do Projovem Urbano. O Projovem é um dos principais programas voltados para o público juvenil e um dos pilares da política nacional de Juventude.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Jovens comemoram Dia do Estudante

Hoje, dia 11 de agosto, comemora-se o Dia do Estudante. A data é lembrada pois no dia 11 de agosto de 1827, foram instituidos no Brasil os primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país. Cem anos depois, foi proposta uma homenagem aos estudantes brasileiros nessa data.

Em Brasília, os candidatos majoritários da coligação Um Novo Caminho participaram de um almoço com lideranças e representantes estudantis e de juventude. Além do candidato a governo do DF, Agnelo Queiroz, os candidatos ao Senado Federal, Rodrigo Rollemberg e Cristovam Buarque estiveram presentes.

Amanda Lavor, Leilinay Lucena, Kamilla, Gabriel Dias e Gabriel Villarim, da JSB-DF, estiveram presentes. Os representantes da JSB Nacional, Alex Nazaré e Bruno da Mata também compareceram.

Em breve, veja as fotos do ato aqui.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Juventude com Dilma

Cerca de 200 jovens do Distrito Federal, ligados aos partidos que apóiam a candidatura a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, se reuniram neste sábado, 07/08, no Bar Olê Olá, em Brasília. O motivo da reunião era organizar, na Capital Federal, o "dia D", de Dilma com a Juventude Brasileira. A mesma mobilização aconteceu em mais de 100 municípios brasileiros.

Os jovens conversaram sobre política, discutiram a importancia da participação da juventude como protagonista na campanha da candidata Petista, além de assistirem, ao vivo, tudo o que acontecia na Cidade De Deus - RJ, onde Dilma lançou o programa de governo para juventude.

Na oportunidade os militantes jovens de diversos partidos aproveitaram para discutir a organização da Juventude na campanha de Agnelo Queiroz, que lançará, brevemente, o programa de governo para juventude do Distrito Federal.
O evento contou com a participação de vários candidatos que deixaram seu recado para juventude e apoiaram o ato promovido pela coordenação nacional de campanha de Dilma Rousseff, além da participação ativa dos secretários de juventude dos partidos da coligação da candidata.

Depois de encerrado o ato político os jovens partiram para uma caminhada pelas ruas da cidade em panfletagem do material de campanha, voltado exclusivamente para Juventude. "A juventude mostra outra vez que é e sempre será protagonista em suas ações. Temos que tomar as ruas do DF", convocou Gabriel Villarim, Representande da JSB no Congresso Nacional.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Galera da Dilma faz ato em Brasília

Juventudes da coligação Um Novo Caminho participam da mobilização nacional

Dia 07 de agosto. Esse foi o dia da mobilização nacional da juventude que quer ver a candidata Dilma como a próxima presidenta do Brasil! No país inteiro, manifestações, caminhadas, panfletagem, bandeiradas. Tudo isso com muita alegria, animação e a certeza que a continuidade do governo é o melhor caminho para o Brasil trilhar.


Em Brasília, não poderia ser diferente. Os jovens dos diversos partidos da coligação Um Novo Caminho se reuniram no Olê Olá, na 410 norte, que já se tornou um dos pontos de encontro da galera em Brasília. Os candidatos a senado Rodrigo Rollemberg e Cristovam Buarque estiveram presentes, além de dirigentes partidários e candidatos a deputados distritais.


“Hoje é um dia de muito simbolismo pra juventude, que se reúne em mais de 100 cidades para dar apoio à Dilma. Chegou a hora dos jovens quebrarem paradigmas e inovarem, ajudando a eleger a primeira Presidenta da República ”, disse Rollemberg (PSB). “A juventude tem o papel fundamental para ajudar a implantar políticas publicas de qualidade”, complementou.


Todo o evento foi transmitido ao vivo pelo twitter. Rollemberg também mandou uma mensagem aos internautas que assistiram ao ato pela internet: “O twitter é um grande instrumento para a democratização do país. Temos que usar esse importante meio de comunicação para mobilização social”, disse ele.


O senador Cristovam Buarque também falou da importância da mobilização dos jovens: “A juventude tem papel fundamental na construção do país que queremos. Já tivemos muitos avanços, mas ainda há muito a ser feito”, disse ele.


Após o encontro no Olê Olá, os jovens caminharam por algumas quadras da Asa Norte, entregando panfletos com as propostas de governo de Dilma para a juventude. Com as bandeiras em punho, os jovens mostraram o que querem: “A juventude já decidiu! Queremos Dilma presidenta do Brasil!”


De norte a sul

A mobilização nacional da Galera da Dilma teve participação de jovens de 120 cidades do País, de forma conjunta e simultânea. Dessa forma, a juventude brasileira demonstrou que reconhece e valoriza as conquistas para esta faixa etária (dos 15 aos 29 anos) durante o Governo Lula. Nesse período, por exemplo, as Políticas Públicas de Juventude (PPJs) foram organizadas e institucionalizadas pelo Estado Brasileiro, beneficiando uma parcela considerável da população.

Amanda Lavor

Secretária de Comunicação da JSB-DF

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Mobilizar a juventude para o Brasil seguir mudando!

A juventude brasileira tem um grande desafio em 2010. A eleição em curso definirá os rumos do
Brasil nos próximos anos e nós teremos uma participação decisiva nisso. Afinal somos hoje cerca de um terço do eleitorado brasileiro.

Nestes oito anos de governo Lula a juventude entrou de vez na agenda de desenvolvimento do país.

Com Dilma, temos a certeza que o Brasil vai seguir mudando, melhorando a vida de milhões de jovens brasileiros.
Para garantir o papel protagonista da juventude nesta disputa, as juventudes partidárias que
compõem a coligação Dilma Presidente convocam toda a militância a assumir nossa responsabilidade com a construção do futuro e mobilizar uma ampla participação de jovens no processo eleitoral.

O dia 07/08 (sábado) será o Dia Nacional da Juventude com Dilma, onde lançaremos ao lado de
Dilma o Programa de Governo para a juventude. Neste dia, às 14 horas, realizaremos um ato com Dilma na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, que irá contar com a participação de milhares de jovens.

Mas será muito mais do que isso! No Brasil inteiro a juventude estará demonstrando sua unidade em torno da campanha Dilma Presidente, através de panfletagens, bandeiraços, caminhadas, e muitas outras atividades ao longo de todo o dia com muito entusiasmo. Além disso, haverá transmissão do ato da Cidade de Deus pela internet para diversos municípios. Tudo isso construído pela juventude!
Este é o dia! É o início da grande mobilização que a juventude fará para eleger Dilma, e para isso
vamos criar centenas de comitês de juventude da nossa campanha por todo o país. Nestes lugares debateremos idéias, reuniremos a galera, e nos mobilizaremos para fazer dessa campanha a que mais teve participação juvenil na história!
Por isso galera, vamos assumir nossa tarefa nessa grande mobilização! Seguem algumas dicas
importantes:
• Juntem a turma e organizem atos de juventude no dia 07. Pode ser caminhadas, bicicleatas, panfletagens, transmissão do ato nacional, entre outras atividades que demonstrem a nossa mobilização.
• Encaminhem os locais, horários e responsáveis pelas atividades para o email: galeradadilma@gmail.com

• A unificação das juventudes partidárias será fundamental, mesmo onde temos palanques duplos nos estados, devemos fazer um esforço de realizar atividades conjuntas da campanha de juventude da Dilma.
• O ato será transmitido pelo blog www.galeradadilma.com.br
• Aproveitem as atividades do dia 07 para criar os comitês de juventude nas cidades e cadastrem os comitês no www.galeradadilma.com.br
• Não esqueçam de filmar e fotografar as atividades e já postar na internet para bombar o twitter e as redes sociais com a onda vermelha da juventude. As tags serão #Dilma e #galeradadilma.

É a juventude nas ruas para o Brasil seguir mudando!

domingo, 1 de agosto de 2010

CHEGOU O DIA D

Dia Nacional de Mobilização da Juventude com Dilma
Agora é todos e todas juntos para eleger @dilmabr presidente



Chegou a hora se tirar a bandeira do armário, desamassar a camiseta e recuperar aquele histórico tênis de tantas lutas. A campanha já está nas ruas, mas ainda faltam 2 meses para consolidarmos o Brasil no rumo do desenvolvimento.

No próximo dia 7 de agosto será a arrancada jovem da nossa candidata a presidente do Brasil, será o “Dia da Juventude com a Dilma”. Será um momento de grande mobilização popular, já preparando terreno para o dia 12 de agosto, quando acontece o lançamento pela ONU do Ano Internacional da Juventude. Ano histórico, no qual vamos eleger a primeira mulher presidente do nosso país.

Convoque os amigos, a companheirada, os aliados e espalhem a marca da Galera Dilma (clique e baixe: PDF - EPS) por todos os cantos. Qualquer atividade é válida caminhadas, panfletagens, bandeiraços, reuniões, etc. Vamos mostrar que a juventude quer ver o Brasil continuar mudando.



Quem puder comparecer, está convidado. A atividade acontece na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, com a presença de Dilma, que vai participar de um grande ato e lançar a plataforma de juventude dos próximos 4 anos

Além das atividades durante todo o dia, vai ocorrer também a transmissão ao vivo através de telões em diversos municípios, que poderá ser acompanhado junto com a galera, até mesmo em casa ou do trabalho pela internet.

Organize também na sua cidade uma atividade. Registre cada momento (foto, vídeo, texto, etc.) e compartilhe conosco. Nas redes sociais, em especial o Twitter use a hashtag #galeradadilma ou #jsbcomdilma cotidianamente, em especial durante todo dia 7 de agosto. Juntos somos mais fortes. Nas praças, nas ruas, na internet, na luta a vida inteira...

Informações mais detalhadas no blog www.galeradadilma.com.br