terça-feira, 29 de setembro de 2009

"Estatuto da Juventude deve ser construído com o apoio da sociedade"

A liderança do PSB promoveu nesta quinta-feira (24), na Câmara dos Deputados, o seminárioEstatuto da Juventude – Desafios da sua Implementação. Na abertura do evento, o líder do PSB, deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), falou da necessidade da elaboração de políticas públicas voltadas à juventude brasileira para garantir o protagonismo desse segmento na sociedade.

“Quando se fala em jovens, se fala muito em políticas de cultura, de esporte e de lazer. Isso é absolutamente imprescindível, mas nós também temos que ter políticas de emprego, de inserção no mercado de trabalho e de inclusão social porque esse é um segmento da maior importância para o futuro do Brasil”.

Para Rollemberg, o Estatuto da Juventude é um poderoso instrumento para o desenvolvimento integral dos jovens e deve ser construído com a ampla participação da sociedade. “O debate sobre o Estatuto, da forma como vem sendo conduzido, é importante porque possibilita à sociedade a aportunidade de se manifestar. Essa é a maneira mais adequada para que possamos aperfeiçoar o instrumento legal que está sendo construído”.

O Estatuto define como obrigações da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar aos jovens a efetivação de diversos direitos, como à participação social e política, à igualdade racial e de gênero, à saúde e à sexualidade, à educação e à representação juvenil, à profissionalização e ao trabalho.

Entre as obrigações do poder público, destacam-se a viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do jovem com as demais gerações; a participação desses jovens na formulação e avaliação de políticas públicas específicas; e a destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao jovem. A proposta do Estatuto da Juventude define ainda medidas de proteção aos jovens, como a garantia de acesso à Justiça.

Sintonia

O secretário-adjunto da Secretaria Nacional da Juventude, Danilo Moreira, reivindicou que o Estatuto da Juventude seja elaborado em sintonia com a chamada PEC da Juventude (PEC 138/03) e o Plano Nacional da Juventude, de periodicidade decenal, para articular as esferas do poder público na execução de políticas públicas.

"O fio condutor dessas medidas deve ser a emancipação da juventude na sociedade", declarou. "Temos que agir de maneira articulada, pensar em ações de médio e longo prazos que possam se beneficiar, por exemplo, dos recursos do pré-sal e do Programa de Aceleração do Crescimento [PAC]".

Moreira apoiou a reserva de vagas para os jovens nas candidaturas partidárias com o argumento de que a parcela de deputados eleitos com idade até 29 anos nunca ultrapassou os 3% das cadeiras disponíveis.

"Não podemos garantir que um político jovem terá compromisso com programas ligados à juventude, mas pelo menos haverá uma pluralidade maior", concluiu.

Projeto - O PL 4529/2004, que cria o Estatuto, é analisado, na Câmara, por uma Comissão Especial que está realizando diversas reuniões presenciais nos estados, a fim de promover ampla articulação com toda juventude local e regional. Além disso, os jovens também contam com um fórum virtual (www.edemocracia.camara.gov.br) para participar dos debates. As discussões e os relatórios estatuais também poderão ser acompanhados pelo portal.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Convocada a 1ª Conferência de Comunicação do Distrito Federal

Decreto convocando a 1ª Conferência de Comunicação do Distrito Federal, etapa Distrital da 1ª Conferência Nacional de Comunicação – CONFECOM. Será realizada nos dias 06, 07 e 08 de Novembro, em Brasília.
DECRETO Nº 30.802, DE 10 DE SETEMBRO DE 2009.
Convoca a 1ª Conferência de Comunicação do Distrito Federal, etapa Distrital da 1ª ConferênciaNacional de Comunicação – CONFECOM.
O VICE-GOVERNADOR NO EXERCÍCIO DO CARGO DE GOVERNADOR DO DISTRITOFEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 92, incisos VII e XXVII, do artigo 100 daLei Orgânica do Distrito Federal, DECRETA:
Art. 1º. Fica convocada a 1ª Conferência de Comunicação do Distrito Federal, etapa Distrital da 1ªConferência Nacional de Comunicação (CONFECOM), convocada pelo Presidente da República pormeio de Decreto Presidencial de 16 de maio de 2009, a se realizar nos dias 06, 07 e 08 de Novembro de2009, na cidade de Brasília - DF.
Art. 2º. A 1ª CONFECOM será presidida pelo Secretário de Estado Chefe da Agência de ComunicaçãoSocial do Governo do Distrito Federal, ou por quem este indicar.
Art. 3º. A Agência de Comunicação do Governo do Distrito Federal constituirá, mediante Resolução,Comissão Organizadora Distrital composta por representantes da sociedade e do poder público,conforme modelo adotado pela Comissão Organizadora Nacional da 1ª CONFECOM, consolidado naPortaria 185 de 2009, do Ministério das Comunicações.
Art. 4º. A Comissão Organizadora Distrital da 1ª CONFECOM será responsável:I - pela elaboração do Regimento Interno da 1ª Conferência de Comunicação do Distrito Federal;II - pela elaboração da proposta metodológica da 1ª Conferência de Comunicação do Distrito Federal;III - pelo acompanhamento da realização das etapas preparatórias;IV - pela aprovação da consolidação das propostas enviadas pelas etapas preparatórias;V - pela validação das etapas preparatórias.§ 1º A etapa Distrital seguirá as orientações constantes no Regimento Interno elaborado pela Comissão Organizadora Nacional, que dispõe sobre a organização e o funcionamento da 1ª CONFECOM,inclusive no que tange ao processo democrático de escolha de seus delegados.§ 2º A realização da etapa distrital não fica condicionada à realização de etapas regionais.§ 3º Poderão ser realizadas etapas regionais para debate dos temas referentes às Conferências deComunicação Nacional e do Distrito Federal.
Art. 5º. As despesas com a realização da 1ª CONFECOM correrão por conta dos recursos orçamentáriosdo Governo do Distrito Federal.
Art. 6º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 7º. Revogam-se as disposições em contrário.Brasília, 10 de Setembro de 2009.121º da República e 50º de BrasíliaPAULO OCTÁVIO ALVES PEREIRAGovernador em exercício
Como uma reflexão desse importante momento para a sociedade brasileira, segue trecho de discurso feito em 1991 por nosso líder, Miguel Arraes, e que apesar do tempo, continua atual.
(...) Estamos diante de um inimigo sofisticado, de um inimigo que sabe o que quer, que tem instrumentos poderosos e que usa de táticas das quais precisamos nos aperceber para conseguir avançar na luta e na organização do povo. Temos que saber que não dispomos dos grandes meios de comunicação. Temos que saber que dispomos apenas da nossa palavra, do sentimento que é a miséria que faz com que a maioria possa refletir sobre sua realidade se nós tivermos a capacidade e as condições de chegar lá em baixo e levantar as palavras justas e objetivas, reais, que são aquelas da incorporação à Nação brasileira dos milhões e milhões de marginalizados deste País.

É preciso que tenhamos consciência de que esta luta que empreendemos é uma luta que exige muita consciência e muita fé nas idéias que defendemos, pois, pelo volume do que se joga contra nós, a tendência seria a de desistir e de desanimar. Mas muitos desanimarão no meio do caminho, pois isso é uma coisa prática, mas sei e tenho certeza que os que possam desanimar e nos deixar no meio da caminhada não perderão a capacidade de reflexão, ajudando a construir uma unidade que não seja só nossa, que não seja das direções partidárias, sindicais, estudantis. Uma unidade que seja aquela da consciência do nosso povo, unido para construir o Brasil e dizer que a Nação brasileira existe e haverá de ser consolidada pelas grandes massas populares que dela nunca participaram, marginalizadas que foram.

As elites não querem a Nação. Querem alianças para fora. Nós queremos juntar o povo, impor a idéia da nação popular e democrática que o nosso partido defende.

Muito obrigado a vocês.

*Miguel Arraes de Alencar, Recife – PE, outubro de 1991.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Seminário na Câmara debate Estatuto da Juventude




O líder do PSB na Câmara, deputado Rodrigo Rollemberg (DF), promove, no próximo dia 24 de setembro, às 9h, no auditório Freitas Nobre, o Seminário Estatuto da Juventude – Desafios da sua Implementação.


O objetivo do evento é debater o tema com a sociedade e com gestores a fim de aperfeiçoar o relatório final da Comissão Especial do Estatuto da Juventude (PL 4529/2004). O Estatuto consiste em um conjunto de regras gerais orientadoras para a implementação de políticas públicas voltadas para os jovens nas áreas de capacitação para o trabalho, educação, esporte e cultura, trabalho e emprego, saúde, segurança pública e justiça, participação juvenil etc.


Participarão dos debates os deputados Manuela D’avila (PcdoB-RS), relatora do projeto, e Lobbe Neto (PSDB-SP), presidente da Comissão Especial que analisa a matéria, a deputada distrital Jaqueline Roriz (PSDB-DF), presidente da Frente Parlamentar de Políticas Públicas de Juventude da Câmara Legislativa do DF, Beto Cury, secretário Nacional de Juventude, e Tody Moreno, coordenador da Juventude do Governo do DF, entre outros.


O seminário terá como palestrantes o Secretário-Adjunto da Secretaria Nacional de Juventude, Danilo Moreira; o presidente do Conselho Nacional de Juventude, David Barros; o Assessor Especial da Secretaria Nacional de Juventude, Alex Nazaré; a Secretária-Executiva da Frente Parlamentar de Políticas Públicas de Juventude da Câmara Legislativa do DF, Celina Leão,; além da Consultora da Rede de Informação Tecnológica Latino-Amricana (Ritla), e da Unesco, Miriam Abramovay.



SEMINÁRIO:
ESTATUTO DA JUVENTUDE – DESAFIOS DA SUA IMPLEMENTAÇÃO


O Deputado Federal Rodrigo Rollemberg (PSB/DF) convida Vossa Senhoria para participar da etapa distrital do Seminário: Estatuto da Juventude – Desafios da Sua Implementação, que tem como objetivo debater questões pertinentes aos assuntos de Políticas Públicas a serem implementadas no Estatuto da Juventude, PL 4529/2004.

O evento ocorrerá no dia 24 de setembro, às 9h, no auditório Freitas Nobre, Anexo IV, da Câmara dos Deputados.

Palestrantes:
- Danilo Moreira – Secretário Adjunto da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da Republica

Tema: Instituição do Sistema Nacional de Juventude

- David Barros – Presidente do Conselho Nacional de Juventude

Tema: Fortalecimento dos Conselhos

- Alex Nazaré – Assessor da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da Republica.

Tema: Criação da rede nacional de juventude (Entidades construtivas, direitos e deveres)

- Celina Leão – Secretária Executiva da Frente Parlamentar de Políticas Públicas de Juventude da Câmara Legislativa do Distrito Federal

Tema: Politicas Públicas para a Juventude

- Miriam Abramovay – Consultora da Ritla

Tema: Desafios da Juventude, Projetos e Inclusão Social




Confirmações: 3215.9654/3215.9666/3215.9659
jonia.pompeu@camara.gov.br patricia.lemos@camara.gov.br flavia.leal@camara.gov.br gabriel@rollemberg.com.br

Comunidade virtual debate Estatuto da Juventude

A Câmara dos Deputados quer que os jovens brasileiros participem de um debate que tem tudo a ver com eles: o Estatuto da Juventude. Para isso, abriu um espaço que eles conhecem muito bem – um fórum na internet. Para participar, basta que eles acessem o portal e-democracia (www.edemocracia.gov.br) e entrem em contato com outros jovens, além de autoridades, representantes de ONGs e todos aqueles que querem contribuir com o Projeto de Lei 4529/04. Com 86 artigos, o texto define os direitos básicos da população entre 15 e 29 anos e determina que família, comunidade, sociedade e poder público são responsáveis pelo cumprimento desses direitos.

Temas centrais
Atualmente, as discussões estão concentradas em dois temas: Sistema Nacional de Juventude e Políticas Públicas para a Juventude. O assunto que tem estimulado maior debate entre os jovens é participação juvenil, seguido de educação, esporte e cultura. As sugestões vão desde a articulação entre jovens, políticos locais e membros de ONGs em escolas, inclusão no ensino educacional da cultura política e acompanhamento da atuação dos políticos locais, até a institucionalização e fortalecimento do Sistema Nacional de Juventude.

Democracia eletrônica
Os projetos de e-democracia ganham cada vez mais espaço em todo mundo ao oferecerem às instituições públicas a possibilidade de criarem diferentes ambientes de participação popular. Dessa forma, é possível, por exemplo, a construção de um novo relacionamento entre parlamento e sociedade.
Espaços como o e-democracia permitem ao cidadão participar a qualquer momento, de qualquer lugar, seja de casa, da biblioteca de sua escola ou universidade, telecentros e mesmo de lan houses.
Agência Câmara (09/09/09)

sábado, 5 de setembro de 2009

Deputados debatem Estatuto da Juventude nos estados


Brasília - A Câmara dos Deputados está realizando audiências públicas nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal para debater o Estatuto da Juventude. Os debates estaduais iniciaram dia 31 de agosto, no Ceará, e ocorrem até o dia 4 de outubro.
A Juventude Socialista Brasileira conclama os jovens a participar. "Aproveite este momento para convocar sua militância e coloque suas opiniões sobre garantias dos direitos da juventude brasileira, reúna os amigos, colegas de sala, parceiros de esporte e participe ".
Confira o calendário das audiências e o deputado responsável:
31/08 Ceará/Paulo Lustosa
10/09 Mato Grosso/Carlos Abicalil
11/09 São Paulo/Lobbe Neto
14/09 Rio Grande do Sul /Manuela
17/09 Acre/Ilderlei
17/09 Bahia/Zezéu Ribeiro
18/09 Amazonas/Vanessa Grazziotin
18/09 Ceará-Sobral/Paulo Lustosa
24/09DistritoFederal/Rodrigo Rollemberg
25/09 Alagoas/Maurício Quintella
25/09 Amapá/Dalva Figueiredo e Evandro Milhomem
25/09 Ceará /Paulo Lustosa
25/09 Goiás/Pedro Wilson
01/10 Minas Gerais/Reginaldo Lopes
01/10 Espírito Santo/Iriny Lopes
02/10 Amapá/Janete Capiberibe
02/10 Rio de Janeiro/Glauber Braga
Este calendário poderá sofrer alterações.
Letícia Alcântara/Liderança PSB na Câmara