terça-feira, 11 de março de 2008

Se liga 16! UBES lança campanha incentivando jovens a exercer o direito ao voto





Em ano de eleições para prefeito e vereador, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) vai passar por escolas de todo o país para debater a importância da participação política da juventude

2008 é ano de eleições municipais. É o momento em que todos os brasileiros terão o direito de escolher seus representantes para os próximos quatro anos e, para a UBES, a juventude não pode ficar fora desse importante exercício de democracia. Pensando nisso, a entidade lança no próximo dia 5 de março, a campanha "Se liga 16", que já é uma tradição no movimento estudantil secundarista e acontece todo ano eleitoral.

De acordo com o diretor da entidade, Thiago Mayworm, o objetivo é incentivar jovens com idade entre 16 e 17 anos a tirarem seu título de eleitor. "Assim poderão influenciar diretamente, através de seu voto, a vida política de seu município e futuramente de seu Estado e do Brasil", reafirma.
A iniciativa será realizada em parceria com a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Secretaria Nacional de Juventude e Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

Além de mobilizar estudantes em todo o Brasil através de debates nas principais escolas, a campanha também vai levar à algumas instituições o ônibus itinerante do TRE, que possibilita a emissão do documento na hora.

Segundo o presidente da UBES, Ismael Cardoso, a possibilidade de votar a partir dos 16 anos foi uma grande conquista da juventude brasileira que já influenciava nos rumos do Brasil através de mobilizações e agora pode também escolher seus governantes na urna.

Entre em contato com a UBES e leve a "Se liga 16" para a sua escola.
Contatos:Thiago Mayworm (11) 8179.1953 ou 11 50842127Arthur Herculano (11) 7694.9760

FONTE: SITE ESTUDANTENET

1ª Conferência Distrital de Juventude

Data: 29 e 30 de Março de 2008
Cidade: Brasília-DF
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Horário: Das 7h às 18h
Número de delegados que podem ser eleitos: 15
Número máximo de pessoas a serem inscritas: 1.000
Inscrição para a Conferência (05/01/2008 a 20/03/2008);
Inscrição para Delegados (05/01/2008 a 20/03/2008)
Objetivos
A 1ª Conferência Distrital de Juventude do Distrito Federal, a ser realizada em Brasília-DF, no período de 29 e 30 de março de 2008, tem por objetivo subsidiar propostas de Políticas Públicas de Juventude para a 1ª Conferência Nacional de Juventude, a ser realizada no período de 27 a 30 de abril de 2008, em Brasília-DF.
Objetivos Específicos
Promover Conferências Livres no Distrito Federal para debater os TEMAS relacionados à formulação de Políticas Públicas de Juventude (Família, Educação, Cidades, Trabalho, Tempo Livre, Cultura, Drogas, Violência, Meio Ambiente, Sexualidade, Diversidade, Política e Participação, Mídia e Liberdades Democráticas), para formatação de um documento a ser apresentado na 1ª Conferência Nacional de Juventude.
Metodologia
A 1ª Conferência Distrital de Juventude do Distrito Federal terá caráter propositivo e sua estrutura será composta de plenárias e grupos de trabalhos. Durante a Conferência, os participantes vão identificar os desafios e propor soluções para os mesmos.
Eixo de afinidades: Bandeiras e cores
1. Bandeira – Família; Sexualidade; Diversidade – Cor Laranja
2. Bandeira - Educação; Cultura; Tempo Livre; Mídia – Cor Amarela
3. Bandeira - Violência; Drogas – Cor Branca
4. Bandeira - Cidades; Meio Ambiente – Cor Verde
5. Bandeira – Política e Participação; Liberdades Democráticas – Cor Cinza
6. Bandeira – Trabalho – Cor Azul
Candidatos a Delegado (a) Etapa Distrital
Os Candidatos a Delegados (as) na etapa Distrital serão eleitos (as) entre os participantes inscritos na 1ª Conferência Distrital de Juventude, observando os critérios do Regimento Interno da Conferência Distrital.
O formato para eleição dos Candidatos (as) a Delegados (as) será através do voto secreto e individual por meio de CÉDULA E URNA. Será criada uma Comissão com observadores para que o processo transcorra sem fraudes ou manipulação.
Programação da 1ª Conferência Distrital de Juventude
Manhã 1º dia de Conferência

7h - Credenciamento
9h - Abertura oficial - 1ª Conferência
10h - Levantamento das Bandeiras
11h - Contextualização
12h - Almoço Livre
Tarde 1º dia de Conferência
13:30hs - Inicio dos Grupos de Trabalho (GT)
15:30hs - Encerramentos dos Grupos de Trabalho
17h - Sistematização dos Grupos de Trabalho
A partir das 17h - Apresentação Cultural
Manhã 2º dia de Conferência

8h - Plenária Final
10h - Votação para Delegados
11h - Encerramento da Votação
11:30hs - Apuração da Votação
12h - Almoço Livre
Tarde 2º dia de Conferência
13:30hs - Resultado da votação
14h - Debate em Plenária
15h - Encerramento
16h as 20h - Grande Show de encerramento